Acaba de terminar o evento mais importante do ano em Lyon: a Festa da Luzes.
Reza a lenda que esta grande festa de luz (e mais recentemente de cor e movimento) começou quando a peste negra assolou a Europa. Nessa época os lioneses pediram a protecção da virgem Maria para os livrar, literalmente, do mal.
Uma vez que a cidade foi poupada à doença, como agradecimento, os habitantes fizeram uma peregrinação à Basílica de Notre-Dame de Fourvière.
Séculos mais tarde, depois da virgem ter livrado os lioneses de muitos outros males ao longo dos tempos, estava previsto o lançamento de um fogo de artifício em horna de Maria, mas nesse dia choveu tanto em Lyon que foi impossível lançá-lo. Como alternativa os habitantes decidiram acender velas e lanternas nas janelas de sua casa...e assim começa a tradição.
Esta é a versão abreviadíssima de uma história com muitas variantes, sendo que nenhuma é exacta (quem conta um conto...). E como todas as boas tradições religiosas, com os anos acabou por se tornar comercial.
Para a cidade de Lyon é certamente o ponto alto do ano, onde o número de pessoas chega a triplicar o da população habitual. Não há hotéis disponíveis, os restaurantes estão à pinha e os fabricantes de velas esfregam as mãos!
O que é certo é que, com as novas tecnologias, esta tornou-se uma festa espectacular e, apesar do frio que se faz sempre sentir (e da quase impossibilidade de caminhar nas ruas a abarrotar de gente) a verdade é que ano após ano a tentação de ver o espectáculo é maior do que a de ficar em casa.
E este ano foi mais ou menos assim:
Parque Tête D'Or versão dia e noite |
Tunel da Croix Rousse |
Fresco dos lioneses (a melhor animação este ano) |
Palácio da justiça e Fourvière |
Palácio da justiça
E por fim o vídeo daquela que é sempre a melhor parte do espectáculo: Place de Terreaux
(não sei porquê o vídeo não quer entrar. Então fica o link)
|
5 comentários:
Sabes que agora no Terreiro do Paço também há um espetáculo Natal com essas projeções:)tens de ver para avaliar as diferenças
Sei sim. Queria ver se tinha tempo para ir ver! Acredito que deva estar ao mesmo nível (em Portugal fazemos sempre tudo à grande!)
Vera, muito bom o post! Gostei das fotos e da história. Parabéns!! gupires_sandra
Obrigada! @gupires_sandra
Enviar um comentário