2.12.13

Genebra, Suíça

Morar em Lyon é também morar a apenas duas horas de carro da Suíça - país que nunca tinha visitado (ir ver o Benfica a Carrouge não conta!).

O concerto de Placebo em Genebra (Genève) foi, então, a desculpa perfeita para conhecer um dos vizinhos de França.

Sobre Genebra já várias pessoas me tinham falado e as opiniões eram sempre unânimes: é uma cidade sem graça e que não tem nada de especial. Mas nada como ir ver com os próprios olhos para tirar a questão a limpo!

Não sei se foi do frio (mais que muito) ou de ser domingo e estar tudo fechado, mas Genebra é, de facto, tudo o que nos haviam dito, à excepção de um ou outro detalhe. 

Ainda antes de cruzarmos a fronteira, o cenário ao redor era este:





Quando lá chegámos fomos directos para o centro da cidade e optámos por fazer o caminho da Vieille Ville, a parte mais antiga e interessante.

Assim que começámos a subir em direcção à zona histórica, demos de caras com um dos pontos mais interessantes: a casa onde nasceu a Cruz Vermelha em 1864.



Um pouco mais à frente é possível ver a Catedral de Saint-Pierre que começou a ser construída em 1160. (Mais informações AQUI)







Outro dos pontos que achei bem interessante foi a Cité du Temps, um edifício construído em 1840 para abastecer de água as várias fontes da cidade e que, em 2005, foi restaurado pela swatch para dar lugar a um espaço de arte e criatividade. Hoje acolhe um museu de relógios (do grupo swatch), um restaurante e é também um centro de exposições permanentes e temporárias. (Mais informações AQUI)











Em cima a exposição permanente sobre a água e em baixo o museu swatch.

Desta vez estavam também patentes a exposição Serendipity e The 100 Faces Project




Genebra está também cheia de relógios curiosos espalhados por toda a parte. Vimos apenas dois ou três, mas constou-me que há todo um circuito dos relógios (difícil é fotografá-los sem as linhas dos eléctricos).


Nas três horas que tivemos para percorrer a cidade, ficaram algumas coisas importantes para ver, como a sede das Nações Unidas ou o CERN (Centro Europeu de Pesquisa Nuclear), mas acabámos por sucumbir ao frio e, por detrás da montra de um café com um ar bem quentinho, o chocolate quente gritou por nós!

Genebra não é de todo uma cidade que nos cative, mas para quem está mesmo aqui ao lado, vale a pena dar um salto à Suíça. 




Sem comentários: