13.12.13

Fête des Lumières 2013

Acaba de terminar o evento mais importante do ano em Lyon: a Festa da Luzes. 

Reza a lenda que esta grande festa de luz (e mais recentemente de cor e movimento) começou quando a peste negra assolou a Europa. Nessa época os lioneses pediram a protecção da virgem Maria para os livrar, literalmente, do mal. 

Uma vez que a cidade foi poupada à doença, como agradecimento, os habitantes fizeram uma peregrinação à Basílica de Notre-Dame de Fourvière. 

Séculos mais tarde, depois da virgem ter livrado os lioneses de muitos outros males ao longo dos tempos, estava previsto o lançamento de um fogo de artifício em horna de Maria, mas nesse dia choveu tanto em Lyon que foi impossível lançá-lo. Como alternativa os habitantes decidiram acender velas e lanternas nas janelas de sua casa...e assim começa a tradição.


Esta é a versão abreviadíssima de uma história com muitas variantes, sendo que nenhuma é exacta (quem conta um conto...). E como todas as boas tradições religiosas, com os anos acabou por se tornar comercial. 

Para a cidade de Lyon é certamente o ponto alto do ano, onde o número de pessoas chega a triplicar o da população habitual. Não há hotéis disponíveis, os restaurantes estão à pinha e os fabricantes de velas esfregam as mãos!

O que é certo é que, com as novas tecnologias, esta tornou-se uma festa espectacular e, apesar do frio que se faz sempre sentir (e da quase impossibilidade de caminhar nas ruas a abarrotar de gente) a verdade é que ano após ano a tentação de ver o espectáculo é maior do que a de ficar em casa.

E este ano foi mais ou menos assim:

Parque Tête D'Or versão dia e noite

Tunel da Croix Rousse
Fresco dos lioneses (a melhor animação este ano)
Palácio da justiça e Fourvière
Palácio da justiça

E por fim o vídeo daquela que é sempre a melhor parte do espectáculo: Place de Terreaux

(não sei porquê o vídeo não quer entrar. Então fica o link)







5 comentários:

Insolente disse...

Sabes que agora no Terreiro do Paço também há um espetáculo Natal com essas projeções:)tens de ver para avaliar as diferenças

Vera disse...

Sei sim. Queria ver se tinha tempo para ir ver! Acredito que deva estar ao mesmo nível (em Portugal fazemos sempre tudo à grande!)

Unknown disse...

Vera, muito bom o post! Gostei das fotos e da história. Parabéns!! gupires_sandra

Unknown disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Vera disse...

Obrigada! @gupires_sandra