Este post vem um pouco atrasado, mas não podia deixar de partilhar a minha visita a Pérouges.
Pérouges é um daqueles lugares que nos conquista à primeira vista - ou direi visita? Especialmente se formos na altura do ano certa, o que foi o meu caso.
Mas deixem-me contar um pouco sobre esta pequena vila.
Pérouges é uma vila medieval na região de Lyon (Rhône-Alpes), que fica a apenas 35 kms aqui de casa. É também considerada uma das 156 Plus Beaux Villages de França.
Então, assim que vimos um domingo ensolarado pensámos que uma visita a Pérouges seria o programa ideal...e não nos enganámos!
Ao chegar demos de caras com uma vilazinha encantadora, bem cuidada e cheia de flores - um regalo para a vista!
Claro que tem também vários turistas, mas nada que nos impeça de percorrer tranquilamente as suas ruelas de pedra.
É incrível ver como os franceses têm cuidado com a sua história e fazem questão de a preservar tão bem.
Ao olhar para as casas de Pérouges, vemos claramente a traça medieval e damos por nós a imaginar como seria antigamente.
E foi numa dessas ruelas que encontrámos uma velhinha bem simpática, disposta a dar-nos uma lição de história (diz uma amiga que eu sou um íman de velhinhas simpáticas!). Era uma antiga jornalista, hoje reformada, que nos contou algumas estórias da história de França.
Entre outras coisas, a nossa guia ocasional contou-nos que foi ali que o Bill e a Hillary Clinton pernoitaram em 1996, aquando da vinda dele para a cimeira do G7 que se realizou em Lyon.
Fiquei também a saber que todas as casas marcadas com uma concha eram os antigos albergues dos peregrinos, locais onde podiam parar, descansar e comer uma refeição.
Adorei este relógio de sol que diz que marcará apenas as horas dos dias bons |
Falta dizer que quem vai a Pérouges não pode deixar de provar a famosa Gallete. À primeira vista parece uma pizza doce, mas vale a pena provar uma fatia num dos vários locais que a cozinham em forno de lenha.
Na dúvida sobre o que fazer num domingo de preguiça, Pérouges é sem dúvida uma boa opção!
2 comentários:
seu encanto por Pérouges me lembrou o que senti quando estive la pela primeira vez. parece cidade de filme, né? super cenografica!
mi
Linda!
Enviar um comentário