17.7.13

Na rota das lavandas (e não só)

Vim para França sem expectativas, é verdade, e quando assim é a possibilidade de nos surpreendermos é muito maior. De França conhece-se Paris, Nice e Marselha, fala-se de Cannes e Côte D'Azur, viaja-se até aos Alpes para esquiar porque "é chique".  

Pessoalmente conhecia apenas Paris, mas tive a sorte de, em Lyon, conhecer alguém que me desafiou a descobrir "a outra França", alguém que já tinha vários roteiros montados e que teve a generosidade de os partilhar connosco (ou direi loucura? é que três dias enfiada num carro com uma pessoa que fala tanto como eu pode ser extenuante!!)

Depois de já nos ter levado até aos Calanques de Cassis, desta feita foi a vez da rota das lavandas. Pelo caminho, algumas das Les Plus Beaux Villages de France e outras cidadezinhas perdidas entre montanhas.

A aventura começa agora...

Dia 1
Saímos de Lyon em direcção a La Garde-Adhémar onde seria o almoço. Encontrámos uma vila calma, apenas com dois restaurantes e poucos turistas. Não é das beaux villages mais surpreendentes mas, como todas as outras, está bem cuidada e mantém a sua arquitectura medieval. Dizem que tem pouco mais de 1000 habitantes mas, sinceramente, se nos cruzámos com 20 deles foi muito. 

É fofinha, mas em menos de uma hora está vista. 



A próxima paragem não foi uma paragem, foram várias! 

É que esbarrámos com campos e campos de lavanda a perder de vista, de uma cor e cheiro incríveis - ou não estivéssemos já na rota das lavandas! Impossível não querer tirar mil fotos, de todas as perspectivas!

As lavandas, mais conhecidas em Portugal por Alfazemas, ganham tonalidades diferentes conforme a perspectiva e luz do sol (acho que lhes sinto o cheiro só de escrever). 





Pelo caminho passámos ainda por Nyons, que nos deu vontade de molhar os pés.



Dada a taxa de ocupação das redondezas, pernoitámos em Manosque, onde também jantámos. 


Se vierem a França preparem-se e tentem jantar antes das 21h/21h30, porque depois dessa hora têm muita probabilidade de ouvir o tradicional "desolé" mas já não servimos mais a esta hora!

Dia 2
Mais campos de lavandas. Em cada estrada que se passa o cenário é roxo, lilás e cheiroso - uma maravilha para os sentidos. Mas é preciso escolher bem as paragens para tentar ter fotos como esta da esquerda e evitar a da direita! (tentem não parar onde virem autocarros)



Seguindo viagem, acho que não estava preparada para o que ia encontrar neste segundo dia: Moustiers Sainte-Marie e Gorges Du Verdon.

Moustiers Sainte-Marie é uma vila construída entre montanhas e regista traços de presença humana há mais de 30.000 anos. 

Mal se avista ao longe, já percebemos que vamos gostar, mas quando chegamos mais perto, ficamos ainda mais impressionados e apaixonados.



É impossível contornar as centenas de turistas que por ali andam, mas é fácil abstrair-nos disso e perdermo-nos nas ruelas da vila. 

Por todo o lado há verde, flores e água a correr entre as rochas.



No topo da montanha, e para quem tiver coragem de subir os 262 degraus, está a capela de Notre-Dame de Beauvoir (aquele ponto ali no cimo com as duas árvores). 

Posso garantir que vale o exercício, mais que não seja pela vista!



Depois de algumas horas em Moustiers Sainte-Marie (garanto que não é fácil ir embora!) seguimos caminho até Gorges du Verdon, que fica mesmo ao lado. E digamos que tudo o que tenha água é "a minha praia!"

Juro que este azul/verde não tem filtro e é mesmo assim!


Gorges du Verdon é zona ideal para quem gosta de natureza e de água. Desde os desportos aquáticos, às caminhadas pela montanha, passando pelo parapente para os mais arrojados, há uma multiplicidade de actividades que se podem fazer, com um cenário mesmo, mesmo espectacular.



Vale a pena guardar umas boas horas para aproveitar a zona.

Dia 3
O terceiro dia foi passado em Sisteron

A cidade não está classificada como beaux village, penso que por ter critérios que não cabem naquela classificação (é grande, tem mais de 7.000 habitantes, etc) mas merecia, porque é incrível e cheia de história. Dizem que remonta à pré-história e que assistiu a várias guerras (religiosas e não só). Trata-se de uma cidade fortificada que  foi em parte destruída em 1944, pelos bombardeamentos anglo-americanos. 



Uma das frases de Sisteron é que ali "um país começa e outro termina", já que é a divisão entre a região de Provence e Dauphiné.

Sendo uma zona muito quente no verão, a Câmara Municipal construiu uma piscina integrada na arquitectura da cidade, onde todos os habitantes podem ir de graça.



Mas atenção que a zona é também conhecida pelo fenómeno das orages: trovoadas e chuva intensa que se levanta de forma repentina, quando meia-hora antes estavam mais de 30ºC e céu azul (que foi o que aconteceu neste dia!).

Deixámos a piscina mais cedo que o esperado, para ir, então, descobrir a cidade.

Ao caminhar pelas ruas, há sinalização clara do caminho a seguir para percorrer a zona mais antiga. 



Mas o percurso não termina sem uma visita ao forte e às muralhas, lá no alto. Nós fizemos a visita debaixo de forte chuva e trovoada, sendo que é ali que estão os pára-raios da cidade - M-E-D-O (não sei como saímos dali vivos)



Confesso que não é fácil seleccionar imagens e informação de um passeio como este. São lugares que só vendo pessoalmente, só sentindo a força da história. 

Não há nada como deixar-se perder em passagens seculares, mergulhar em águas de uma cor que não parece real, ou sentir o cheiro da verdadeira alfazema.

Obrigada a quem nos desafiou, nos guiou por estes caminhos e que, connosco, partilhou gargalhadas, fotografias...e quase a escova de dentes!

6 comentários:

Anónimo disse...

Pô, nem vou fazer post, impossível fazer um melhor que este, ficou ótimo! Mas agora que você já publicou, será que pode me passar as suas fotos? Hehehe!

E sobre agradecer, eu que digo obrigada pela companhia!

Mi

Insolente disse...

Que lindo Vera!!! Vou ter que arranjar uma máquina boa para tirar fotos do "nosso Portugal" para fazer inveja também :) Trouxeste lavanda para pôr nas gavetas??? :) Beijinhos grandes!!

PM_80 disse...

Excelente post! A descrição perfeita para os 3 dias. Só faltou dizer que comemos o melhor peixe em França na primeira beaux village.

Vera disse...

Ah Mi, vou querer ver o teu post também. Nada como um contador de histórias de viagem! Fico à espera!!

Insolente, temos, em Portugal, paisagens tão bonitas como estas. Passo por muitos destes sítios e comento "faz-me lembrar o Alentejo, o Gerês, a Madeira..." Mas fica o desafio: mostrar Portugal assim, em fotografias, para que todos conheçam a beleza do nosso país!

PM_80 Para tu o classificares assim, é porque o peixe era mesmo bom. Obrigada, chaufer de serviço!

Caco disse...

Que viagem tão gira! Vou guardar para a fazer um dia! Espectacular!

Vera disse...

Vale a pena Caco, as paisagens são lindas!