21.7.13

Musilac, Aix-les-Bains, Chambéry e várias outras coisas - PARTE 2

Chambéry 

Chambéry entrou para o nosso mapa apenas como ponto de dormida a seguir ao Musilac, mas já que ali estávamos não podíamos deixar de visitar a cidade só para "ver como é".

Quando se entra parece ser uma cidade comum, cheia de prédios feios, mas quando nos aproximamos do centro o cenário começa a mudar e percebe-se que há ali uma cidade bem antiga, com uma história marcada nas paredes. Encontramos, mais uma vez, ruas estreitas, de pedra gasta e escura.



Percorremos os becos em busca de um lugar para almoçar e pelo caminho encontramos algumas praças fofinhas.






Nesta busca por um sítio para comer, acabei por bater os olhos numa espécie de omelete escura (galette) no restaurante Le Gulliver...e não desiludiu, foi simplesmente uma das melhores refeições que comi em França nos últimos tempos e a um preço bastante simpático.

Mas cuidado, porque se estiver a almoçar na esplanada poderá ter que se levantar para deixar passar um comboio turístico que ali passa, mesmo que pareça ser impossível conseguir caber naquela ruazinha.

Em termos de arquitectura das ruas e casas, Chambéry dá-nos a sensação de estarmos já com um pé na Suíça.


Não tivemos muito tempo para explorar o resto da cidade porque tínhamos outros planos para esse dia: passar na tão falada Annecy e ainda chegar à Suíça a tempo de ver o Benfica.


Aix-les-Bains

O caminho foi feito pela estrada secundária (é sempre a melhor opção em termos de paisagem e a qualidade é óptima) e a vista não nos deixou ficar mal. O Lac du Bourger, em Aix-les-Bains fez-nos parar para tirar algumas fotografias e não resistimos a vestir o biquíni e mergulhar.



A água transparente e na temperatura certa agarrou-nos por um bom par de horas. Estando a apenas uma hora de Lyon, certamente esta grande piscina voltará a ter a nossa visita ainda este verão!



Annecy

Passámos em Annecy apenas para assinalar no mapa, já que toda a gente falava desta vila. Depois de ter estado em algumas das mais fantásticas Plus Beaux Villages, Annecy fica um pouco aquém, não só em termos de arquitectura como pela quantidade de turistas por metro quadrado que ali se encontram. Ainda assim tirámos a foto da praxe e comemos um saboroso gelado artesanal. 




Em Annecy temos que fazer o exercício de imaginar a paisagem sem todas aquelas pessoas e comércio... 

A Suíça e o Benfica

O dia terminou do outro lado da fronteira. O destino foi o estádio do Carouge para ver o Benfica. Encontrámos uma multidão de emigrantes portugueses de todas as idades e estratos sociais que hesitavam entre o francês e o português.



O jogo terminou com o Benfica a vencer por 6 a 1 e com um dos vários emigrantes a emprestar-nos francos suíços para conseguirmos sair do parque de estacionamento!

Em pouco mais de 24 horas e alguns quilómetros percorridos, conhecemos mais um pedaço de uma França verde e bem cuidada. O hexágono ainda tem muito por descobrir e o nosso mapa pontos por assinalar.


Sem comentários: