22.1.13

Burro velho não aprende línguas?

Não sei se todos os ditados populares portugueses ainda se mantêm actuais, por isso decidi tentar contrariar a coisa e agitar um pouco a pasmaceira que se tornou a minha vida de doméstica. 
Se "em França sê francês(a)", então para isso tenho que começar pelo início - a língua - já que à baguete já me rendi. 
Na minha vidinha de dona de casa mal troco três palavras com a senhora do supermercado (prática da língua quase zero), por isso tive que me lançar numa aprendizagem mais profunda. Vai daí inscrevi-me no CIEF (Centre International d´Études Françaises) que é na Université Lumière Lyon 2. Os cursos podem ser intensivos ou semi-intensivos, com uma duração semestral. Optei pelo semi-intensivo de 210h. 
Ontem foi o dia do teste para aferir em que nível vou ficar. Temos que passar pela prova escrita, com a redacção de dois textos em francês, seguida de uma prova oral, onde temos que preparar e debater um tema com um professor. Acho que a coisa correu bem e, mais uma vez, tenho que agradecer a mon mari por ter insistido comigo para estudar, e a uma amiga por me ter enviado uma gramática das boas. Sinceramente, os exercícios fizeram toda a diferença!
Na próxima semana vou descobrir em que nível fiquei, sendo que a professora me assegurou que se achar muito fácil posso pedir para subir, ou vice-versa.
Se há coisa que eu gosto é de aprender, por isso estou a adorar a ideia de poder voltar à universidade ao fim de 13 anos, mesmo que isso tenha que implicar levantar-me às seis e tal da manhã!



3 comentários:

Insolente disse...

E estudar num sítio assim é fantástico... nada a propósito mas li num sítio qualquer que os portugueses ficavam ofendidos quando os brasileiros pediam baguete em Lisboa... já alguém lhes disse que o nosso pão dá 5 a 0 ao pão francês que fica "duro que nem cornos" passado poucas horas?? Era só isto mesmo!!

Carochinha disse...

Seis e tal da manhã?! Espero que haja café tuga do bom a caminho desse palácio... :O

Vera disse...

@carochinha
Se quero café bom o melhor é bebê-lo em casa!

@insolente
Confirma-se, o pão que sobra no dia a seguir dá para matar uma pessoa!