4.1.13

Afinal há coisas que funcionam

Para andar na escola em França (em qualquer escola) é preciso ter um seguro de responsabilidade social. Tipo, se acordar num mau mood e desatar a partir tudo (e todos) há um seguro que cobre a maluquice.
Bom, para o fazer podemos recorrer às seguradoras privadas (não faço ideia de valores) ou às públicas LMDE ou SMERRA. Nestas, o valor são 16€/ano.

Já tinha ido ao centro LMDE antes do Natal, mas achei que não ia conseguir fazer o tal seguro porque ainda não tenho a carte vitale (segurança social). MAS, como se está a aproximar o dia em que me tenho que apresentar no curso de francês, mon mari espicaçou-me para acordar cedo e ir lá hoje tentar a minha sorte - só Deus sabe o que me custa levantar cedo (I'm not a morning person, ok?). 

Consegui chegar meia hora depois do centro abrir e "só" tinha 25 pessoas à frente, nada mau. Questão mental imediata: será que em duas horas eles conseguem atender esta gente toda (sendo que o centro à sexta-feira fecha às 12h e havia muito mais pessoas para outros assuntos diferentes)? 

Não estava optimista, achei que ia apanhar uma doença naquela sala de espera mega abafada e sem janelas, passou-me pela cabeça que o sistema ia estar em baixo quando chegasse a minha vez e acreditei sempre que ia faltar algum papel no fim, afinal, estamos habituados a Portugal, não é?

As 12h aproximavam-se a passos largos e ainda faltavam umas 10 pessoas. Estou feita, pensei. Mas eis que faltavam 5 minutos para o centro fechar e a minha senha é chamada. Tento comunicar-me no meu francês macarrónico com a Sra., avançámos com o processo, faço o pagamento. Et voilá, despachada! Really?! Sim, tudo tratado, sem faltar nenhum papel! Bom, pelo menos não foi uma manhã em vão e ainda consegui ler mais umas páginas do meu livro.

Não sei porquê mas ainda estou desconfiada. Têm a certeza que está tudo certo mesmo?


Sem comentários: