6.9.15

Domingos em família longe da família

Quando somos expatriados, emigrantes, whatever, os amigos e a família são a saudade que mais pesa no coração. Mas a vida empurra-nos para novas pessoas, faz-nos descobrir novas amizade e ensina-nos que é possível aquecer o coração mesmo longe de casa. Aprendemos a criar uma nova família longe da família onde somos recebidos com um sorriso aberto, um abraço apertado, conversas prolongadas e comidas reconfortantes.

Hoje foi mais um desses domingos: "querem vir almoçar aqui? vai ter comida boa, brasileira", dizia a Mirelle (@13anosdepois) ao telefone. Não há como negar um convite destes!
"Mas a sobremesa fica do vosso lado", acrescentou. Ela já sabe que eu gosto de pôr a mão na massa e adoro pesquisar novas receitas para surpreender os amigos. Então mergulhei no meu site de receitas preferido (http://paracozinhar.blogspot.pt/) e resolvi aventurar-me com um semifreddo de curd de limão e framboesas. O resultado foi este:

Foto: instagram @13anosdepois

Para quem pediu a receita no instagram, aqui fica:

Semifreddo de curd de limão e framboesas

Ingredientes:

200ml de natas (devem estar frias) = creme de leite para os leitores brasileiros ;)
100g de queijo creme (philadelphia)
250g de lemon curd 
125g de framboesas frescas (usei das congeladas)
palitos La Reine q.b. = biscoito champanhe
limão e hortelã para decorar (ou framboesas)

Preparação:

Numa taça misture o lemon curd com o queijo creme até ficar bem batido e com uma consistência homogénea. Bata depois as natas até estas ficarem com uma consistência próxima de chantilly e incorpore-as suavemente na mistura anterior até obter a base do semifreddo. Reserve.
Triture depois as framboesas até obter uma espécie de molho.
Forre uma forma tipo bolo inglês com película aderente e verta metade do creme de limão. Sobre este creme coloque uma camada de palitos La Reine previamente embebidos nas framboesas trituradas.
Se sobrarem framboesas trituradas verta-as sobre a camada de palitos - e cubra com o restante creme de limão.
Tape bem com mais película aderente e leve ao congelador durante pelo menos três horas, até que a mistura fique firme e seja possível desenformar e cortar o semifreddo em fatias.
Antes de servir decore a gosto com rodelas de limão e com folhinhas de hortelã.

O resultado da Joana Roque (autora do blog que referi ali atrás) ficou bem melhor que o meu. Ora vejam:

http://paracozinhar.blogspot.pt/2015/08/semifreddo-de-curd-de-limao-e-framboesas.html
O meu precisava de ter ficado um pouco mais no congelador. Mas no final das contas o que importa é que o sabor estava bom e que o domingo foi passado na melhor das companhias!

4 comentários:

Mirelle disse...

Hummmm tão bommmmm! :)

Rayanne Avelino disse...

Gostei da decoração dos dois pratos! Parabéns pelo blog, sou a Ranny do ig: @mundodaranny e gostei muito do seu ig e blog, tbm tenho um blog...rs, bjos!

Vera disse...

@Rayanne Avelino Obrigada. Ultimamente não tenho actualizado o blog tanto quanto gostaria, mas o ig tem estado sempre actualizado! um beijo

Unknown disse...

Quando eu li "200ml de natas" me veio aquele pensamento rápido: com que nome eu acho nata no Brasil? Então continuei minha leitura e agora agradeço por você reconhecer seus leitores brasileiros. Boa tarde! ��