3.7.14

A nossa praia

Mudar de Lisboa para Lyon é mudar de "chego ali à Costa em apenas 20 min." para "daqui até lá a baixo são umas boas três ou quatro horas de caminho". 

Lyon é uma cidade linda, não me interpretem mal, mas falta-lhe a praia. Praia de mar, com areia fina. E em Lyon faz calor, muito calor, um bafo seco difícil de aguentar.

Ora se como diz o ditado "quem não tem cão caça com gato", nós assim o fizemos e procurámos algumas alternativas do tipo sombra & água fresca para onde pudéssemos escapar ao fim-de-semana. A mais próxima e acessível é o Parque Miribel-Jonage (que nunca aqui referi).


Este parque fica a apenas 15 kms de Lyon e é enorme (são "só" 2200 hectares de verde!). 

Para quem quer convívio e churrascada, não faltam por ali famílias com quem confraternizar. Para os outros, como nós, que gostam mais do sossego e de ficar a ler o seu livrinho à sombra, há uma parte paga para onde vai menos gente. E é nessa que gostamos de ficar (a entrada são 5€, mas vale o valor por ser beeeeem mais calmo).


A água é quentinha e limpa. Há sombras (das árvores) para quem quer, ou vai com crianças, e um bom espaço para quem gosta de torrar ao sol.


Depois há também o golfe e os desportos náuticos para todos aqueles que não conseguem estar quietos um bocadinho. 

Para além disso é um espaço super child-friendly, já que é vigiado e tem imensos recantos para os pequenos aventureiros explorarem. É ver as crianças a caçar libelinhas, a dar de comer aos cisnes ou a apreciar a vida dos peixes que por ali andam.



Nota: vale a pena levar uma toalha grossa de pique-nique para pôr por baixo das toalhas de praia, já que a relva não é tão fofinha como aparenta.



Pode faltar-lhe o cheiro a maresia e o senhor das bolas de berlim, mas ainda assim o Miribel tem-nos dado imensas tardes bem passadas!

5 comentários:

Insolente disse...

Tem bom aspecto :) E piscinas? Não há piscinas?

Vera disse...

@Insolente Há piscinas sim, mas como também não são muitas estão sempre cheias de gente. Há uma bem no centro de Lyon, em cima do rio, mas tem estado em obras e este ano ainda não abriu.

Carochinha disse...

Que es-pe-tá-cu-lo! :)
Isso fez-me lembrar os meus passeios de criança no Rio Minho. Que delícia! E baby E. vai adorar!

Laranjinha disse...

ainda não fui porque disseram que a água era suja :/

Vera disse...

@Laranjinha: nada disso! Mas também depende de onde se vai mergulhar. Nós vamos sempre para a parte paga que é mais tranquila e mais limpa. Claro que, tal como no mar, há dias que a natureza traz algumas algas ou vegetação, mas na maioria das vezes que fui a água esteve sempre limpa. (Aos domingos como há mais gente a água também fica um pouco mais turva)