Mudar de Lisboa para Lyon é mudar de "chego ali à Costa em apenas 20 min." para "daqui até lá a baixo são umas boas três ou quatro horas de caminho".
Lyon é uma cidade linda, não me interpretem mal, mas falta-lhe a praia. Praia de mar, com areia fina. E em Lyon faz calor, muito calor, um bafo seco difícil de aguentar.
Ora se como diz o ditado "quem não tem cão caça com gato", nós assim o fizemos e procurámos algumas alternativas do tipo sombra & água fresca para onde pudéssemos escapar ao fim-de-semana. A mais próxima e acessível é o Parque Miribel-Jonage (que nunca aqui referi).
Este parque fica a apenas 15 kms de Lyon e é enorme (são "só" 2200 hectares de verde!).
Para quem quer convívio e churrascada, não faltam por ali famílias com quem confraternizar. Para os outros, como nós, que gostam mais do sossego e de ficar a ler o seu livrinho à sombra, há uma parte paga para onde vai menos gente. E é nessa que gostamos de ficar (a entrada são 5€, mas vale o valor por ser beeeeem mais calmo).
A água é quentinha e limpa. Há sombras (das árvores) para quem quer, ou vai com crianças, e um bom espaço para quem gosta de torrar ao sol.
Depois há também o golfe e os desportos náuticos para todos aqueles que não conseguem estar quietos um bocadinho.
Para além disso é um espaço super child-friendly, já que é vigiado e tem imensos recantos para os pequenos aventureiros explorarem. É ver as crianças a caçar libelinhas, a dar de comer aos cisnes ou a apreciar a vida dos peixes que por ali andam.
Nota: vale a pena levar uma toalha grossa de pique-nique para pôr por baixo das toalhas de praia, já que a relva não é tão fofinha como aparenta.
Pode faltar-lhe o cheiro a maresia e o senhor das bolas de berlim, mas ainda assim o Miribel tem-nos dado imensas tardes bem passadas!