29.1.14

Porque é que as francesas não envelhecem?

Há umas semanas li um artigo que falava sobre a arte de bem envelhecer das francesas. 

Entre outras coisas referia-se que são muito pragmáticas: simplesmente aceitam o facto de todos termos rugas e não fazem disso um "bicho-de-sete-cabeças". Para elas saber envelhecer está nos detalhes: um novo corte de cabelo, uma nova abordagem à vida, ou simplesmente uma escapadela de fim-de-semana - voilà o seu segredo para bem envelhecer - é tudo uma questão de atitude!

Eu posso confirmar por aquilo que vejo no meu dia-a-dia. Para os reformados franceses esta fase da vida é mesmo uma nova vida. Passeiam imenso, fazem caminhadas, inscrevem-se para fazer voluntariado ou vão aprender algo que sempre tiveram vontade mas não tinham tempo. É vê-los andar de bicicleta pela cidade, combinar cafés com os amigos, organizar torneios de cartas, passear com os netos. E as agendas? cheias de rendez-vous, conseguir um espacinho parece quase impossível! Os franceses velhos não esperam a morte, aproveitam sim a vida que ainda têm para viver.

A grande diferença para os reformados portugueses? Apenas o valor das reformas que recebem todos os meses...detalhes!

Via Pinterest

3 comentários:

Andrea disse...

Olá Vera!
Sigo o teu blogue há algum tempo porque também eu pretendo rumar a Lyon nos próximos meses.
Gostaria de te pedir o favor de me dares algumas informações sobre o curso de francês que fizeste aí na universidade (se desejares dá-las, claro). Estou na dúvida se devo investir num curso aqui em Portugal ou se é melhor fazê-lo aí. É claro que, numa época de crise, uma das principais informações que me interessam é o custo do curso.
Obrigada pela atenção e desejo de boa continuação de estadia por terras francesas :)

Vera disse...

Olá Andrea, que bom que acompanhas o blog!

Peço-te que me envies um mail para: assimvaiacidade@gmail.com e assim respondo-te em privado às tuas perguntas, pode ser?

Carochinha disse...

Pois.... detalhes!
De qq forma, há sempre coisas que podemos fazer com pouco dinheiro, uma delas é mesmo passear a pé ou de transportes pelas fantásticas cidades que temos!