17.1.14

10 coisas que Lyon teve antes de Paris

A ideia deste artigo não foi minha, foi do site Lyon City Crunch. Aliás, não teria ainda conhecimento suficiente sobre a cidade para escrever um artigo assim, mas achei que seria interessante partilhar convosco estas curiosidades que sublinham, uma vez mais, que França é muito mais que Paris!

Ora bem, então quando falamos de França é sempre a mesma história "Ai Paris je t'aime", "Ai a Torre Eiffel"...e por aí fora. As outras cidades tendem a ficar para segundo plano e são vistas como seguidoras da capital. Mas nem sempre é assim, e algumas cidades menos conhecidas/faladas dão um belo avanço à cidade luz.

Claro que entre elas está Lyon!

Se mais alguma vez alguém vos falar de Paris, atirem-lhe com este "Sabias que...?"

Vélo'Vs vs Vélibs

Fonte: Lyon City Crunch
Acreditando nos media, Paris é uma cidade pioneira em termos de bicicletas em livre-serviço. No entanto foi Lyon a primeira cidade a tê-las. Se os Parisienses começaram a pedalar nas suas Vélibs em 2007, dois anos antes já os lioneses circulavam de cabelos ao vento.
Das 40 cidades europeias que têm o sistema de bicicletas em livre-serviço, Lyon ainda hoje é a campeã em termos de utilização.

Curiosidade: hoje existem cerca de 4000 bicicletas e mais de 300 estações espalhadas por toda a cidade.

Les berges (as margens)

Fonte: Lyon City Crunch
Em 2007, aquando da inauguração das margens do Rhône (Les Berges du Rhône), o presidente da Câmara de Lyon, Gérard Collomb, convidou o seu homólogo parisiense. Consta que ao ver a obra feita por aqui, terá exclamado "Precisamos fazer o mesmo em Paris!".
E é assim que nasce, seis anos mais tarde, o projecto de requalificação das margens do Sena (Les berges de Seine).
Ainda assim, os 2,5 km das renovadas margens do Sena não batem os 5 Kms das do Rhône!

Os comboios

Fonte: Lyon City Crunch
Poucas pessoas sabem, mas a rede ferroviária francesa começou em Lyon!
A primeira linha de caminhos-de-ferro do país ligava St Étienne a Lyon, em 1830. Paris teve que esperar até 1836 para ter ligação a Saint German en Laye.
Toda a restante rede ferroviária foi depois desenvolvida a partir do nó lionês, que ainda hoje é a região com mais linhas.

Os arranha-céus

Fonte: Lyon City Crunch
As primeiras torres francesas foram lionesas, com a construção, em 1934 de um arranha-céus para alojamento social. Com uma arquitectura de art déco, este é hoje um edifício classificado. A sua altura de 60 m era incrível para a época.
Em Paris a primeira torre de habitação chegou em 1960, com 67 m de altura.

O metro

Fonte: Lyon City Crunch
A história assinala que o metro parisiense foi inaugurado a 19 de Julho de 1900. Mas o que pouca gente conhece é que os lioneses já viajavam em vagões subterrâneos (uma espécie de funiculares) desde 1862. Essa linha, que hoje faz parte do Metro C (linha da Croix Rousse) é hoje a única linha de metro de roldanas do mundo, permitindo subir uma inclinação de 17,5%.

Em 1991, Lyon inaugurava a primeira linha de metro de grande porte sem motorista. Paris esperou até 1998 para o fazer.

A bolsa

Fonte: Lyon City Crunch
Sendo um local forte de comércio na época renascentista, Lyon inaugurou a sua bolsa em 1540. Vários bancos italianos da época faziam os seus empréstimos aos soberanos de toda a Europa, e é aqui que nasce também o banco Crédit Lyonnais em 1863.

A bolsa de Paris é criada apenas em 1664, mas Lyon continuou a ser a principal praça financeira de França, até ao fim século XIX.

O zoo

Fonte: Lyon City Crunch
Consta que os zoos "modernos" apareceram depois da revolução francesa, sendo Estrasburgo a pioneira neste campo, em 1804. Em Lyon, o zoo que até hoje está instalado no parque Tête D'Or, nasce em 1868 e o de Paris surge apenas em 1934.

Os bateaux mouche

Fonte: Lyon City Crunch
Ah pois é, pensavam que isto era uma coisa de Paris? Tomem lá que Lyon é muito mais à frente e já tinha bateaux mouche em 1862, cinco anos antes! E melhor, este emblema de Paris é, nada mais nada menos que lionês!
Este tipo de barcos foi apresentado na exposição mundial que ocorreu em Paris em 1867, mas antes disso já circulava no Rhône. 

Curiosidade: a palavra mouche nasce do nome de um bairro lionês - a parte fluvial de Gerland, situada no 7º arrondissement - onde os barcos eram construídos.

O museu Guimet

Fonte: Lyon City Crunch
Este museu, situado no 16º arrondissement parisiense acolhe o Museu Nacional de Artes Asiática e foi inaugurado em 1889. Uma vez mais as pessoas desconhecem que é uma réplica exacta do Museu Guimet de Lyon, construído no 6º arrondissent em 1879. 

Até 2007 foi o museu de história natural de Lyon, cujas colecções vão ser transferidas este ano para o futuro Museu das Confluências.

Os transportes do futuro

Fonte: Lyon City Crunch
Paris ainda não adoptou os conceitos lioneses nesta matéria, mas é normal, já que os nossos amiguinhos lá de cima acabam sempre por seguir Lyon.

Lyon implementou recentemente duas infra-estruturas no mínimo inéditas: a primeira, e passo a redundância, é o primeiro túnel "Mode Doux" do mundo (perdoem-me mas não sei se será correcto traduzir por túnel misto, tendo em conta o que li sobre ele). Trata-se de um túnel onde de um lado passam carros e do outro transportes públicos, peões e bicicletas, sendo que o interior é todo coberto por projecções.  A segunda inovação é um autocarro-navete sem condutor.



Então, surpreendidos? É por estas e por outras que eu não me canso de vos dizer: Lyon tem que estar no vosso mapa de viagens!


Caso queiram ler o artigo original em francês:


Sem comentários: