29.1.14

Porque é que as francesas não envelhecem?

Há umas semanas li um artigo que falava sobre a arte de bem envelhecer das francesas. 

Entre outras coisas referia-se que são muito pragmáticas: simplesmente aceitam o facto de todos termos rugas e não fazem disso um "bicho-de-sete-cabeças". Para elas saber envelhecer está nos detalhes: um novo corte de cabelo, uma nova abordagem à vida, ou simplesmente uma escapadela de fim-de-semana - voilà o seu segredo para bem envelhecer - é tudo uma questão de atitude!

Eu posso confirmar por aquilo que vejo no meu dia-a-dia. Para os reformados franceses esta fase da vida é mesmo uma nova vida. Passeiam imenso, fazem caminhadas, inscrevem-se para fazer voluntariado ou vão aprender algo que sempre tiveram vontade mas não tinham tempo. É vê-los andar de bicicleta pela cidade, combinar cafés com os amigos, organizar torneios de cartas, passear com os netos. E as agendas? cheias de rendez-vous, conseguir um espacinho parece quase impossível! Os franceses velhos não esperam a morte, aproveitam sim a vida que ainda têm para viver.

A grande diferença para os reformados portugueses? Apenas o valor das reformas que recebem todos os meses...detalhes!

Via Pinterest

24.1.14

*suspiro*

Tenho saudades de ir ao teatro, mas não a um qualquer teatro. Tenho saudades de ver teatro em português, de ouvir as nossas palavras projectadas, de sentir o cheiro do palco de madeira e das cortinas pesadasde ouvir o ranger das tábuas grandes e escuras, dos nossos teatros de talha dourada e cadeiras vermelhas.

Era só isto.

22.1.14

Uma receita e um blog

Nesta busca por uma alimentação mais saudável, estava a consumir-me ter que deixar de fazer uma das coisas que mais gosto: bolos! 

Modéstia à parte, acho que até sou uma boa "doceira" e não queria deixar este meu pequeno prazer de lado.

Entre as primeiras mudanças que fiz nas minhas receitas, foi a substituição do açúcar normal por amarelo e da farinha normal por integral - nada de extraordinário. Mas ainda assim é difícil fazer algo que não saiba a coisa de dieta.

Foi então que descobri o site e instagram Fit Food Ideas. Comecei a testar algumas das receitas - que têm muito bom ar - e saíram super bem. É certo que aqui em França não temos todos os ingredientes que por vezes são referidos, mas nada como usar a criatividade.

A última receita que testei foi de cookies e apesar de não ficarem muito doces, até que sabiam muito bem.

A Receita

Cookies integrais de Chocolate


Ingredientes (já com a minha adaptação)

1/2 chávena aveia em flocos grossos
1/2 chávena aveia em flocos finos (moí na 1,2,3)
1 chávena farinha integral (ou da sua preferência)
2 c sopa açúcar amarelo
2 c sopa sementes de sésamo
2 c sopa agave
3 c sopa óleo de coco
80g chocolate 70% cacau picado (usei chocolate amargo de culinária e piquei grosseiramente na 1,2,3)
1 Ovo + 1 Clara
1 c chá Fermento em pó


Preparação

Misturar todos os ingredientes (eu amassei à mão)
Fazer bolinhas achatadas do tamanho desejado (elas não crescem muito)
Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 20 min.

Et voilà, bon apetit!

21.1.14

Com certeza

Tinha muito o hábito de dizer "se tivesse que voltar a fazer x, faria tudo igual". Dizia isso como se as minhas escolhas fossem as melhores, as mais acertadas.

Vir para França mudou algumas coisas cá dentro. Abriu-me os olhos a novas perspectivas e as portas a novas pessoas. Agitou-me certezas. E tudo isto, acredito, faz parte do nosso processo de evolução pessoal.

Hoje vejo que era ridículo fazer afirmações como se a verdade fosse minha e, felizmente, acho que se pudesse voltar a fazer algumas coisas as faria de forma completamente diferente.

Talvez seja então isto a que chamam crescer.

20.1.14

Pantone 2014

Todos os anos a Pantone® lança a cor do ano. E a de 2014 é só a minha preferida!

Foto: Pantone.com


Assim de repente lembrei-me desta paisagem *saudades*

Foto by @13anosdepois

Amor às palavras #2

"A confiança é um tesouro. E os tesouros roubados deixam de sê-los."

Miguel Esteves Cardoso

19.1.14

Cenas que eu gosto muito #1

Nunca falo aqui de produtos que gosto de usar, mas porque não partilhar alguns dos meus favoritos? (sem pretensões de ser um blog fashion & beauty!)

Então hoje decidi falar de creme das mãos. 

Tenho as mãos sempre secas e cheias de peles. Antes pensava que era por mexer em papel o dia todo, mas depois percebi que não. Tenho-as sempre assim.

Já testei vários cremes, mas o meu favorito ever é o de amêndoas da Body Shop. Deixa as mãos suaves, seca num instante (odeio cremes que deixam as mãos pegajosas!) e tem um cheirinho divinal.

Compro um atrás de outro e é a minha salvação nos dias mais frios e ventosos. 

Não é propriamente o mais barato do mercado, mas é uma maravilha!

18.1.14

Fotografia #2

Janeiro começou com mais um curso de fotografia. Desta vez é um curso para iniciantes, eu! Tem sido óptimo poder aprender as bases e perceber melhor o funcionamento da minha máquina. 

O curso é também um excelente pretexto para percorrer as ruas de Lyon e tentar vê-las com outro olhar.

Aprender, seja nesta ou noutra área, torna-nos mais críticos, exigentes, atentos. Olhando agora para as minhas fotos, percebo que ainda tenho um longo caminho pela frente, mesmo que a minha máquina tenha algumas limitações por não ser uma reflex. Mas até nisso um curso para principiantes ajuda. Ter uma reflex pode ser espectacular, mas é como ter um Ferrari e não ter carta de condução!









17.1.14

10 coisas que Lyon teve antes de Paris

A ideia deste artigo não foi minha, foi do site Lyon City Crunch. Aliás, não teria ainda conhecimento suficiente sobre a cidade para escrever um artigo assim, mas achei que seria interessante partilhar convosco estas curiosidades que sublinham, uma vez mais, que França é muito mais que Paris!

Ora bem, então quando falamos de França é sempre a mesma história "Ai Paris je t'aime", "Ai a Torre Eiffel"...e por aí fora. As outras cidades tendem a ficar para segundo plano e são vistas como seguidoras da capital. Mas nem sempre é assim, e algumas cidades menos conhecidas/faladas dão um belo avanço à cidade luz.

Claro que entre elas está Lyon!

Se mais alguma vez alguém vos falar de Paris, atirem-lhe com este "Sabias que...?"

Vélo'Vs vs Vélibs

Fonte: Lyon City Crunch
Acreditando nos media, Paris é uma cidade pioneira em termos de bicicletas em livre-serviço. No entanto foi Lyon a primeira cidade a tê-las. Se os Parisienses começaram a pedalar nas suas Vélibs em 2007, dois anos antes já os lioneses circulavam de cabelos ao vento.
Das 40 cidades europeias que têm o sistema de bicicletas em livre-serviço, Lyon ainda hoje é a campeã em termos de utilização.

Curiosidade: hoje existem cerca de 4000 bicicletas e mais de 300 estações espalhadas por toda a cidade.

Les berges (as margens)

Fonte: Lyon City Crunch
Em 2007, aquando da inauguração das margens do Rhône (Les Berges du Rhône), o presidente da Câmara de Lyon, Gérard Collomb, convidou o seu homólogo parisiense. Consta que ao ver a obra feita por aqui, terá exclamado "Precisamos fazer o mesmo em Paris!".
E é assim que nasce, seis anos mais tarde, o projecto de requalificação das margens do Sena (Les berges de Seine).
Ainda assim, os 2,5 km das renovadas margens do Sena não batem os 5 Kms das do Rhône!

Os comboios

Fonte: Lyon City Crunch
Poucas pessoas sabem, mas a rede ferroviária francesa começou em Lyon!
A primeira linha de caminhos-de-ferro do país ligava St Étienne a Lyon, em 1830. Paris teve que esperar até 1836 para ter ligação a Saint German en Laye.
Toda a restante rede ferroviária foi depois desenvolvida a partir do nó lionês, que ainda hoje é a região com mais linhas.

Os arranha-céus

Fonte: Lyon City Crunch
As primeiras torres francesas foram lionesas, com a construção, em 1934 de um arranha-céus para alojamento social. Com uma arquitectura de art déco, este é hoje um edifício classificado. A sua altura de 60 m era incrível para a época.
Em Paris a primeira torre de habitação chegou em 1960, com 67 m de altura.

O metro

Fonte: Lyon City Crunch
A história assinala que o metro parisiense foi inaugurado a 19 de Julho de 1900. Mas o que pouca gente conhece é que os lioneses já viajavam em vagões subterrâneos (uma espécie de funiculares) desde 1862. Essa linha, que hoje faz parte do Metro C (linha da Croix Rousse) é hoje a única linha de metro de roldanas do mundo, permitindo subir uma inclinação de 17,5%.

Em 1991, Lyon inaugurava a primeira linha de metro de grande porte sem motorista. Paris esperou até 1998 para o fazer.

A bolsa

Fonte: Lyon City Crunch
Sendo um local forte de comércio na época renascentista, Lyon inaugurou a sua bolsa em 1540. Vários bancos italianos da época faziam os seus empréstimos aos soberanos de toda a Europa, e é aqui que nasce também o banco Crédit Lyonnais em 1863.

A bolsa de Paris é criada apenas em 1664, mas Lyon continuou a ser a principal praça financeira de França, até ao fim século XIX.

O zoo

Fonte: Lyon City Crunch
Consta que os zoos "modernos" apareceram depois da revolução francesa, sendo Estrasburgo a pioneira neste campo, em 1804. Em Lyon, o zoo que até hoje está instalado no parque Tête D'Or, nasce em 1868 e o de Paris surge apenas em 1934.

Os bateaux mouche

Fonte: Lyon City Crunch
Ah pois é, pensavam que isto era uma coisa de Paris? Tomem lá que Lyon é muito mais à frente e já tinha bateaux mouche em 1862, cinco anos antes! E melhor, este emblema de Paris é, nada mais nada menos que lionês!
Este tipo de barcos foi apresentado na exposição mundial que ocorreu em Paris em 1867, mas antes disso já circulava no Rhône. 

Curiosidade: a palavra mouche nasce do nome de um bairro lionês - a parte fluvial de Gerland, situada no 7º arrondissement - onde os barcos eram construídos.

O museu Guimet

Fonte: Lyon City Crunch
Este museu, situado no 16º arrondissement parisiense acolhe o Museu Nacional de Artes Asiática e foi inaugurado em 1889. Uma vez mais as pessoas desconhecem que é uma réplica exacta do Museu Guimet de Lyon, construído no 6º arrondissent em 1879. 

Até 2007 foi o museu de história natural de Lyon, cujas colecções vão ser transferidas este ano para o futuro Museu das Confluências.

Os transportes do futuro

Fonte: Lyon City Crunch
Paris ainda não adoptou os conceitos lioneses nesta matéria, mas é normal, já que os nossos amiguinhos lá de cima acabam sempre por seguir Lyon.

Lyon implementou recentemente duas infra-estruturas no mínimo inéditas: a primeira, e passo a redundância, é o primeiro túnel "Mode Doux" do mundo (perdoem-me mas não sei se será correcto traduzir por túnel misto, tendo em conta o que li sobre ele). Trata-se de um túnel onde de um lado passam carros e do outro transportes públicos, peões e bicicletas, sendo que o interior é todo coberto por projecções.  A segunda inovação é um autocarro-navete sem condutor.



Então, surpreendidos? É por estas e por outras que eu não me canso de vos dizer: Lyon tem que estar no vosso mapa de viagens!


Caso queiram ler o artigo original em francês:


14.1.14

Saúde e sabor

Quando pensamos em bolos integrais, normalmente a ideia é de uma coisa insípida, que não nos deixa com muita água na boca. Mas este fim-de-semana experimentei uma nova receita que deitou esses esterótipos por terra. Fiz um bolo de maçã, canela e passas que ficou TOP!


A receita foi tirada deste site que tem várias outras igualmente saborosas. 

Para os curiosos, aqui fica:

Ingredientes:
2 ovos
1/2 chávena açúcar mascavado/amarelo 
1 iogurte zero
chávena farinha integral 
1 maçã com casca picada em pedaços pequenos
1/2 chávena de passas
1 colher café canela em pó
2 colheres chá fermento em pó

Preparação: 
Misture todos os ingredientes (adoro este tipo de receitas onde vai tudo misturado!)
Forma untada e enfarinhada (eu usei uma forma de bolo inglês porque a massa não rende muito)
Leve ao forno pré aquecido a 180ºC até dourar

10.1.14

Desafio

Em conversa entre amigos, falávamos das resoluções e objectivos para este ano. Entre coisas sérias e algumas tontarias, decidimos lançar uns aos outros desafios para 2014, algo com o qual teremos que nos comprometer...mesmo.

Entre os desafios que me lançaram está passar 6 meses sem comprar (entenda-se roupa, acessórios, maquilhagem, sapatos, e outras coisas fúteis, porque a pessoa tem que comer!). 

E a contagem começa já, sem direito de atacar os soldes franceses!

Via
Verbalizo aqui o desafio para manter ainda mais o foco na tortura no objectivo. Missão dada é missão cumprida...assim o espero!

PS - não estou interdita de receber presentes, tá?

6.1.14

2013 em retrospectiva

Eu sei que é um cliché, mas o início de um novo ano é a altura ideal para olhar para o que passou e fazer um balanço, não é?

2013 foi um ano de muitas alegrias, tal como 2012 já havia sido, não nos podemos esquecer. Ainda que a duas semanas do fim nos tenha dado a maior das tristezas, vale a pena recordar os bons momentos destes últimos 12 meses. 

Por isso, e porque gosto de ver o lado positivo das coisas, aqui fica o que 2013 nos deu de bom, porque devemos ter sempre a consciência de quão felizes e afortunados somos


Janeiro
Foi o mês em que a casa francesa ganhou o ar de lar



Fevereiro
Voltei à universidade 13 anos depois e conheci pessoas de todo o mundo



Fizemos a primeira soirée cá em casa e ficámos mais próximos de pessoas queridas

Março
Foi o mês de conhecer um novo país: a Bélgica. Viajámos por Bruxelas, Bruges, Gent




Neste mês recebemos também um amigo de longa data


Demos o tiro de partida e recomeçámos no ginásio (e foi uma das melhores decisões do ano!)




Abril
Experimentámos pela primeira vez a patinagem no gelo...não sem algumas quedas pelo meio



A Mi Matias desafiou-nos a dar um longo passeio por Lyon e a descobrir novos recantos da cidade, naquele que foi um dos primeiros dias de calor do ano



Maio
Foi o mês de ir para fora cá dentro. Partimos em direcção ao sul e ao sol, visitámos Cassis, Gordes e Roussillon e percebemos que França tem muitos lugares incríveis por descobrir



Junho
Fomos à nossa primeira Festa Junina, que foi o tema do aniversário de um amigo muito querido



Comemorei 33 anos em clima de 80’s



Julho
Quando chega o calor, chega também a vontade de sair de casa, e este foi um mês cheio de actividades!

Fomos ao nosso primeiro festival de música em França: o Musilac. A viagem serviu também para conhecer Aix-Les-Bains e Chambéry


Tive um convite muito especial da Mi Matias para ir ver o concerto de Smashing Pumpkins no anfiteatro romano de Vienne



Fomos conhecer Provence: os campos de lavanda, La Garde-Adhémar, Nyons, Manosque, Moustiers Sainte-Marie, Gorges Du Verdon, Sisteron. Mais uma viagem especial, em excelente companhia



Fomos a Pérouges pela primeira vez (a primeira é sempre a mais impactante!)



Recebemos a visita dos sogros e levámo-los a Paris



Agosto
Voltámos à nossa terra para as férias verão. Ver a família, os amigos, passear por Lisboa, comer as nossas coisas... uma maravilha depois de 7 meses sem pisar terras lusas!



Fomos de surpresa a Berlim para o aniversário do amigo querido que nos visitou em Março. Ficámos com uma outra visão daquela cidade, muito diferente da que tivemos em 2011


Setembro
Foi o mês das visitas e de mais duas viagens a Paris. Recebi os meus pais e a minha prima adorada


Comecei a fazer voluntariado e a ainda que não receba um tostão, a minha vida ficou, sem dúvida, mais rica

Voltámos de novo ao nosso país para assistir ao casamento de amigos especiais



Outubro
Vi pela primeira vez Zaz ao vivo, na melhor companhia de todas



Foi o mês do aniversário de mon mari, com direito a festa, claro



Novembro
Fiz duas formações de fotografia e percebi que ainda tenho muito que melhorar



Conheci o meu 14º país, desta vez a Suíça. Cruzámos a fronteira para conhecer Genève, ainda que o pretexto fosse o concerto dos nossos adorados Placebo



Visitámos o palácio do Facteur Cheval, entre muitas gargalhadas e boa companhia






Dezembro
O mês da luz, da festa das luzes. Recebemos dois amigos de longa data que nos aqueceram o coração



Caramba, 2013 foi um ano fantástico! Podia ter sido um ano quase perfeito se não nos tivesse roubado uma das pessoas mais amadas mesmo, mesmo no fim...