14.10.13

Eu sou mais bolos

É verdade. Gosto de cozinhar, mas tenho um prazer especial em preparar coisas doces (será que é porque depois as gosto de comer?!).

Bom, mas não querendo fugir do meu plano de alimentação saudável, pesquisei umas receitas que fossem "menos más" e dei com uma que me pareceu interessante. Lancei, literalmente, mãos à massa e o resultado foi este:


Os bolinhos ficaram bem bons, mas até eu que sou mega gulosa os achei demasiado doces. Deixo aqui a receita com algumas notas.

Ingredientes

1 chávena (chá) de farinha (eu usei integral)
1 chávena (chá) de aveia em flocos
1 chávena (chá) de açúcar mascavado ou amarelo (aqui acho que se pode reduzir para meia chávena)
2 colheres (sopa) de mel (como também é muito doce, é por isso que se pode/deve cortar no açúcar ali de trás)
1 colher (chá) de fermento
1 ovo
1 colher (sopa) manteiga derretida

Modo de preparação

Primeiro misturar todos os ingredientes secos.
Depois derreter a manteiga e juntar ao preparado anterior, juntamente com os restantes ingredientes líquidos.
Devido ao mel, a massa fico meio pastosa e a colar. Se necessário juntar um pouco mais de manteiga derretida (no máximo mais duas colheres de sopa).

Para dar forma aos biscoitos (a massa é difícil de moldar porque pega à colher), usei um molde redondo (daqueles de fazer os biscoitos de natal) e calquei um pouco a massa. Em vez de untar e enfarinhar o tabuleiro, optei por forrar com papel vegetal. 

Depois é levar ao forno pré-aquecido 180ºC por cerca de 30 min. até dourar.

Esperar arrefecer para tirar do tabuleiro, já que depois de frios endurecem e ficam mais fáceis de manejar.

Dica: não deixar cozer muito se não quando secam ficam muito rijos.

Et voilá, bon apetit!

Sem comentários: