4.2.13

Primeiro dia de aulas

Superado. 

Ao contrário do regresso as aulas em Portugal que costuma ser ainda em tempo de calor e com os colegas bronzeados, aqui comecei com frio e uma chuva miudinha bem desagradável - nada que me tenha demovido do meu objectivo.

Colegas oriundos da China, Coreia, Japão, Tailândia e México (pouco bronzeados, portanto!). 

O primeiro dia é sempre um pouco estranho. Tentamos perceber quem é quem, como se pronuncia cada nome na sua língua-mãe, queremos decorar logo os nomes e perceber que raio de francês é que os nossos colegas estão a tentar falar. Olhamos para cada pessoa e procuramos descortinar com qual poderemos ter um pouco mais de afinidade, no meio de uma  diversidade cultural tão vasta e diferente da nossa.

À conversa com a colega da China, descubro que a mãe dela está em Lyon a trabalhar para a interpol (ainda bem que tenho a ficha limpa!). 

Compreendo que este pessoal que vem de uma base linguística completamente diferente tenha imensas dificuldades com os sons, mas podem apostar que na escrita devem ser uns ases, pelo menos demonstram imensa dedicação. Para eles deve ser tão mais difícil!

Agora, tal como nos meus tempos de escola, sinto que sou sou uma miúda daquelas bem irritantes, sempre muito activa e participativa nas aulas, mas senão vejamos a equação: professor faz pergunta. turma calada. Vera sabe resposta. turma calada. Vera responde. Isto ao fim de 10 vezes começa a ser algo incómodo para mim, para o professor e acredito que para os outros também mas se ninguém se chega à frente, não sou eu que me vou deixar ficar para trás!   

2 comentários:

Insolente disse...

Ah Ah... já estou a ver... és do tipo Hermione do Harry Potter, sempre com o dedo espetado!!

Carochinha disse...

Eu não te disse?! Em terra de cegos... ;)