22.1.15

O outro lado do paraíso

A televisão francesa passou, outro dia, uma reportagem sobre as Maldivas, e desde esse dia que fiquei sem vontade de lá ir.

O problema não são as suas águas cristalinas com peixes de todas as cores, o problema é o que há do outro lado...

As Maldivas têm mais de 1000 ilhas (200 e poucas habitadas), mas para que aquelas ilhas de sonho que aparecem nos postais estejam assim como as conhecemos, os restantes habitantes vivem em ilhas entupidas de lixo. Sim, porque o lixo produzido pelos hotéis e seus turistas tem que ir para algum lado. Os verdadeiros habitantes das Maldivas não acordam todos os dias com aquelas paisagens deslumbrantes, mas antes com fumos tóxicos e lixo, lixo, lixo por todo o lado.

Se tiverem alguma curiosidade, espreitem a reportagem aqui (está é em francês):


Uma pequena amostra do que se passa por lá

Isto é uma treta: quanto mais informação temos, quanto mais esclarecidos somos, mais limitados nos sentimos. Ou melhor, temos um poder de decisão maior, limitado pela nossa consciência. Isto é válido para este caso das Maldivas, mas também para o consumo de tantos outras coisas na nossa vida. Se quiséssemos viver de consciência tranquila, penso que teríamos que voltar lá bem atrás no tempo. 

1 comentário:

Carochinha disse...

Isso é o que mais importa - saber que escolhas fazemos, o que comemos, de onde vem a carne e o peixe, as empresas têm práticas sustentáveis? Com quem viajamos e para onde, o que compramos para nos vestirmos, etc. Não é fácil mas é possível fazer escolhas mais acertadas do que outras. Penso que esse é o nosso grande poder, o de escolha.