13.5.14

Até lá a baixo #2 : Avignon, Nîmes, Sète, Gorges de L'Ardèche (parte 2)

Avignon vista, era tempo de seguir até à nossa próxima paragem, a pouco mais de 20 kms dali. Depois de já ter lido algumas coisas sobre o local e de ter visto imensa publicidade espalhada por Lyon, a curiosidade levou-nos até à Pont du Gard. 

PONT DU GARD

A Pont du Gard é um pedaço de aqueduto romano, construído, pensa-se, no séc. I a.C. Estamos, uma vez mais, a falar de um monumento que é património da UNESCO e que impressiona pela sua grandiosidade.

Era esta ponte de três níveis que atravessava (atravessa) o rio Gard dando continuidade ao aqueduto que trazia água de Uzès até Nîmes, numa distância de mais de 50 kms!

Confesso que não estava à espera de algo tão grandioso. Mas quando viramos a curva e damos de caras com os seus 50 metros de altura, é impossível não soltar um "uau!" (lembrou-me a sensação que tive quando encarei a pirâmide de Cobá, no México).



Atentem ao tamanho das pessoas que ali estão, sobretudo às que estão em cima da ponte mas que mais parecem pequenos pontinhos. Acho que nenhuma foto consegue mostrar o que é isto ao vivo!

Num dia de calor como o que estava, vale a pena ficar por ali e aproveitar a água demasiado fresca do rio ou os desportos náuticos como a canoagem.

Nós ainda tínhamos mais uma paragem neste dia, pelo que continuámos viagem...não sem antes molhar os pés, claro!



Convém alertar que para chegar à Pont du Gard o ideal é ir de carro. Na estrada existem indicações para seguir para a margem esquerda ou direita. Completamente ao acaso, nós optámos pela direita. Chegámos depois a um ponto em que a estrada acaba num parque de estacionamento onde nos são cobrados 18€ para parar o carro e aceder à ponte. Ficámos a pensar que não devíamos ter ido pelo sítio certo, já que aquilo tinha cara de ser o preço que se cobra à pessoas que ficam por ali o dia inteiro. Apesar de um pouco azuis pelo preço, não podíamos deixar de visitar o motivo que nos levou ali!

Em pesquisa pelo site pude confirmar que este é o valor para qualquer uma das margens e vale para uma ou a totalidade das pessoas que for no carro, já que é o preço por viatura (por isso se forem em grupo sai mais barato). 

Se estiverem interessados podem ver mais informações de preços e horários aqui.


NÎMES

Não andámos muito mais do que 30 kms para ir da Pont du Gard até Nîmes. Queríamos chegar cedo para ter tempo de ver a única coisa que nos interessava na cidade: a Arènes de Nîmes

Foi neste anfiteatro romano construído no séc. XXVII a.C que foi filmado o filme O Gladiador"What we do in life, echoes in eternity"!



Entrámos e na minha cabeça só passava esta banda sonora. Ao percorrer as bancadas ao som do audioguia que nos é dado à entrada, conseguia imaginar os gritos da multidão que sem dó pedia a morte dos gladiadores. Hoje a arena é utilizada como praça de touros (ainda associada a mortes, portanto).



Este não é o maior coliseu romano, mas é o mais bem conservado do mundo. Apresenta uma simetria perfeita e leva até 16.300 espectadores. Na época romana levava até 24.000! 



Por mim podia voltar no tempo para ouvir este concerto que deve ter sido para cima de espectacular.

O valor para visitar a arena são 9€ e inclui audioguia. É incrível que os monumentos que visitámos (excepto o Le Palais des Papes) todos tinham audioguia em português de Portugal.

Não achei Nîmes uma cidade muito bonita, talvez por não a ter explorado bem. Se tivesse um pouco mais de tempo teria visitado também La Maison Carré, um templo romano muitíssimo bem conservado e La Tour Magne, torre com 18 metros de altura situada no ponto mais alto da cidade. Pena que já era tarde e o nosso próximo destino ainda ficava a 1h de caminho.

1 comentário:

Natalia Itabayana disse...

Em 4 anos vivendo aqui, ainda não visitamos o Pont du Gard. Em compensação, fomos duas vezes à Nîmes assistir aos jogos romanos nas arenas, uma programação muito bacana que faz a gente viajar no tempo por algumas horas!