11.4.14

Vienne

Podia estar a falar da capital da Áustria, mas ainda não foi desta que lá fomos. Esta Vienne fica a pouco mais de 30 kms de Lyon e é uma cidade galo-romana classificada como ville d'art et d'histoire.

Banhada pelo Rhône, tal como Lyon, Vienne tem sinais de ocupação ali entre 3000 e 2500 a.C., mas as suas marcas mais profundas são, certamente, do período romano. Quem gosta de história dessa época vai adorar esta pequena cidade, pontuada por uma série de monumentos de herança romana.

Nós começámos a nossa visita pelo museu Gallo-romain de Saint-Romain-en-Gal. Este é um dos locais arqueológicos mais importantes da Europa onde se pode conhecer um pouco melhor o percurso da ocupação romana nesta região. Desde utensílios, ruínas ou maquetes, podemos embarcar numa viagem no tempo e imaginar como vivam as pessoas naquela época. E eles já eram bem à frente do seu tempo! Fiquei a saber que o povo romano já usava um sistema próprio de canalização e adoravam uma boa sauna!


Seguimos viagem em busca do Théâtre antique, que foi construído no séc. I d.C. É um dos maiores do mundo com capacidade para 10.000 pessoas! Mas estava fechado. Continuámos então o percurso a pé pela cidade, cujo chão está cheio de marcas que nos guiam até aos monumentos mais importantes.

A próxima paragem foi no Temple Auguste et Livie. Este monumento, que ao longo dos séculos teve diferentes funções, encontra-se incrivelmente bem conservado e fica em pleno centro da cidade.



Mas não desistimos de ver o Théâtre antique. Melhor do que vê-lo a partir de baixo (na verdade eu já tinha o visto no concerto de Smashing Pumpkins), reparámos que lá no alto havia um miradouro. Com o pôr-do-sol a aproximar-se, foi o local perfeito para terminar o nosso passeio.




O Rhône está para Lyon como o nosso Tejo para Lisboa, mas Vienne também tem o privilégio de ser atravessada por este belo rio, que tão importante foi através dos tempos e que tão bem enquadra a paisagem.  


2 comentários:

Unknown disse...

Oi Vera! Que cidade impressionante! Acho incrível conviver em um lugar que lemos em livros, lugares onde os romanos viveram e fizeram história!
Ótimas fotos, adorei a maçaneta no Temple Auguste et Livie, imagina só o artesão que fez aquilo... Abraços!

Carochinha disse...

TOP!