24.2.14

A norte de Lyon

Há vários dias que a meteorologia prometia um domingo ensolarado e nós começámos logo a fazer planos para o aproveitar. Planos...na verdade eu tenho intenções, mas acabo sempre por ver tudo na véspera (shame on me!).

Num dia que mais parecia de Primavera, com sol e céu azul, apesar dos loucos 15ºC, saímos então em direcção a Trévoux, a norte de Lyon.


Trévoux 

Trévoux é uma pequena vila nas margens do Saône que, entre outras curiosidades, ficou conhecida pelo seu "Dictionnaire de Trévoux", um dicionário universal de francês e latim editado no século XVIII.


No topo de Trévoux está um château construído no século XIV que tem como curiosidade a sua forma octogonal. Como acontece com quase tudo em França aos domingos, estava fechado, por isso não o pudemos visitar.





Daqui seguimos para Anse com o objectivo de ver a Chapelle St. Cyprien, uma das igrejas mais antigas de toda a França. 
A vila não é propriamente das mais bonitas que já visitei por aqui, mas a paragem valeu a pena pelo edifício da Mairie, que mais parece saído de uma pintura!


Ah, e acabámos por não conseguir achar a tal capela! 

Então continuámos o nosso caminho em direcção a Oingt, classificada como uma das Plus Beaux Villages de França.


Oingt

Entrar em Oingt é entrar numa das vilas que pertence ao Pays des Pierres Dorées. Mas o que raio vem a ser isto? Na verdade são várias vilas situadas na rota do vinho Beaujolais, construídas em pedra ocre amarela, que reflectem o sol formando uma cor super característica. O seu ambiente quente já lhes valeu mesmo a alcunha de "La petite Toscane Beaujolaise".




Convém dizer que quem é fã de vinho está no local ideal. É que a apenas 25 kms de Lyon, Oingt fica em plena rota do vinho Beaujolais e é possível parar em qualquer estradinha ou esquina para uma degustação.



Theizé

Mesmo ao lado de Oingt fica Theizé. Construída também em pedra dourada, dizem que é povoada há séculos, havendo mesmo provas de presença neolítica! 


Relata a história que o château Rochebonne, situado no cimo da vila, foi destruído na guerra dos cem anos para não acabar nas mãos dos ingleses.


Dizem que vale a pena ir a Theizé ao domingo de manhã, já que fica mais animada com o seu mercado semanal.


Bagnols

Para o fim do passeio ficou Bagnols, já no caminho para casa. Mais uma vila (acho que direi vilarejo porque é mesmo muito pequenina) construída na típica pedra dourada.


Das suas poucas atracções consta a igreja do século XV e o château construído no século XIII, que foi recentemente recuperado e transformado em hotel de luxo por um casal de ingleses. Dizem que por ali já passaram Bruce Willis, The Cure, Tom Cruise e Nicole Kidman!


E pensar que tudo isto pode ser visto num raio de 30 kms de Lyon! 

Às vezes basta mesmo uma boa pesquisa, uns raios de sol e vontade de sair por aí!

4 comentários:

Maria disse...

Que giro!! :) Para o caso de ainda não terem ido, fui este fim de semana ao Mont de San Michel (não é muito perto, mas vale a pena)...e, lá está, vale a pena.
Um grande beijinho aos dois!
Maria

Sofia disse...

Lindas fotos :)
Fiquei com vontade de ver casinhas douradas!

Vera disse...

Olá Maria!
Ainda não conseguimos ir ao Mont Saint Michel, mas está nos planos a curto prazo ;) Mas como fica bem longe daqui tem que ser com tempo. Tenho visto reportagens e fotos incríveis!

Sofia, tens que ir! Basta ir uma tarde e dá para ver imensas coisas!

Carochinha disse...

Tenho cromos para a troca ;)
http://quemquercasarcoacarochinha.blogspot.pt/2014/02/pelos-caminhos-de-portugal.html