13.3.14

De braços abertos

Ir ao Brasil é voltar de alma cheia: pessoas calorosas, boa comida, fruta sem igual, alegria de viver, mesmo que, por vezes, seja com pouco. No Brasil vive-se com uma (des)organização só deles. Vive-se bem, vive-se mal, os preços são ridiculamente caros para a realidade brasileira. Mas a vida não para e dá-se sempre um jeito.

Mas depois, depois há o choque de voltar. Os franceses são frios, contidos, certinhos, cheios de regras (demasiadas). Tudo funciona, tudo está no lugar, as cidades estão limpas e organizadas, há segurança. Mas falta aqui qualquer coisa. Falta um sorriso aberto, uma porta aberta, uns braços abertos, uma mesa partilhada. Falta uma música a tocar ao virar da esquina.

Chegar ao Brasil (e a Portugal) é sentir na pele a música da TAP cantada pela Mariza que diz: “Sabes que vou chegar de braços abertos”. 

Chegar a França é chocar de frente com olhares pudicos, braços cruzados e muros sentimentais.



5 comentários:

Carochinha disse...

Ai filha como te percebo!
Força aí!
Temos de skypar um dia destes, tenho saudades de te ouvir imitar-me!
Uma beija boa, ou melhora, boua*

Unknown disse...

Vera, seu blog é muito bacana leio sempre!! Bem, acho que eu poderia escrever esse post quase ao contrário e com os sentimentos parecidos. O Brasil é um ótimo país para passear, mas é como se vivêssemos no caos. Esse calor humano sufoca, é uma libertinagem, uma situação que tem se mostrado cada vez mais falha. Mas somos uma cultura jovem, 500 anos só, pré-adolescentes! Já a França do alto dos seus 1500 anos está mais madura e ordenada. Acho que o segredo é estarmos aí com um pouquinho do tempero daqui!

Vera disse...

@Sandra Gustavo Sei que o Brasil não é um país fácil para se viver, sobretudo ao nível de saúde, educação e transportes, mas aqui falta, de facto, esse calor humano que vocês têm. O ideal mesmo seria poder juntar o melhor dos dois mundos, mas a vida não é perfeita...!

Unknown disse...

E eu que sou carioca, de Santa Teresa, morando em Lisboa e casada com um francês, te entendo essa alegria de chegar no Rio ou em Lisboa, bjsss
Fernanda

Vera disse...

@Fernanda Dias Isso é que é uma grande misturada de culturas! Aproveita para tirar o melhor de cada uma delas ;)