21.4.13

Era uma vez uma ilha

Lyon esconde pequenos segredos que aos poucos vamos descobrindo e nos fazem gostar ainda mais da cidade. Um deles é a Île Barbe, uma pequena ilha situada no meio do rio Saône cujo nome significa ilha selvagem (ilha bárbara).

Ideal para passear numa tarde ensolarada, o espaço não é muito grande, mas o suficiente para ficarmos por ali uma boa hora, seja a reparar nos detalhes, seja a apreciar os velhinhos a jogar petanca ou as crianças a brincar no parque. 

Já tinha visto no mapa que esta ilha existia. Ainda não tinha percebido se valeria uma visita, mas nada como ver com os próprios olhos e tirar as nossas próprias conclusões. Assim, estava apenas à espera de um bom dia de primavera para a visitar - algo que aconteceu no fim-de-semana passado. 

Fomos de bicicleta (um percurso que se faz bem e praticamente sempre em ciclovia). O bom de percorrermos o caminho de bicicleta é poder prestar atenção a pequenos detalhes que vamos encontrando. Eu, que vejo sempre o mundo com olhos de criança, adorei pedalar ao vento e olhar para tudo como quem descobre um tesouro.

Para além da ilha, que em si mesma já é um pequeno segredo de Lyon - e onde raramente encontramos turistas - a zona esconde outro pequeno segredo: a boulangerie de l'Île Barbe. Um pé lá dentro é o suficiente para ficarmos de água na boca com todas as delícias que a vitrine nos mostra. Uma vez ali, podemos optar por nos deixarmos ficar na esplanada virada ao sol com vista para o Mairie e para ilha, ou levar algumas iguarias e ir comendo ao longo do percurso.



O passeio também deve incluir caminhar pelas ruas estreitas da zona, onde podemos dar de caras com casas, igrejas e esquinas curiosas.



Na volta, vale a pena aproveitar para percorrer o caminho sob a luz do pôr-do-sol a esconder-se atrás da colina de Fourvière.


Sem comentários: