25.11.14

Sobre a língua portuguesa

De uma vez por todas, e para que não pensem que escrevo mal:

"Bolçar significa, segundo o Dicionário da Porto Editora, «lançar fora pela boca; vomitar; golfar». Bolsar quer dizer «fazer bolsos ou foles em; enfunar». 
Assim, o correcto é: o bebé bolça." 

In ciberdúvidas da língua portuguesa


24.11.14

#assimvaiamaternidade: as dores deles sãos as nossas

Assistir ao choro de dor do nosso filho é das piores coisas que podemos passar. Hoje a Eva levou a 2ª dose de vacinas e, de repente, aquele simpático pediatra passou a ser o velho gordo e execrável ao qual só tinha vontade de bater. Não sei se é dos meus olhos, mas ele é do mais bruto que já vi a dar vacinas! Mon petit bébé :(

20.11.14

Restôs: L'Ourson qui boit e Le passe temps

Vamos falar de bons restaurantes?

Quando vim para Lyon disseram-me que era a capital gastronómica de França e uma das principais do mundo. Na altura acho que não dei a devida importância a este comentário, mas a verdade é que não me mentiram!

Lyon tem tantos restaurantes, tantos sabores, tantos chefes "estrelados" e tantas outras moradas que, embora não tendo estrela Michelin, são uma verdadeira explosão para os nossos sentidos. E é de mesa em mesa, prato em prato, menu em menu que temos vindo a conhecer alguns restaurantes que nos vão deixar saudade.

Nas últimas semanas fomos a dois que entram directamente para o nosso top: o L'Ourson Qui Boit e o Le Passe Temps.

O L'Ourson Qui Boit mistura a cozinha francesa com um toque japonês e o resultado dos pratos é simplesmente maravilhoso. Fica escondido numa rua pouco movimentada e para se conseguir mesa é preciso marcar com algumas semanas de antecedência.

Estes foram alguns dos pratos que comemos quando lá fomos (entrada e sobremesa porque o prato principal nem nos lembrámos de fotografar!). Estava tudo tão bom que ficámos cheios de vontade de lá voltar rapidamente.




À hora de almoço o menu fica por 18€, o que para um restaurante desta qualidade (e comparado com outros bem piores) é bastante barato. 

Se passarem por Lyon não percam por nada!

04 78 27 23 37
L'Ourson Qui Boit
23, rue Royale
69001 Lyon


Le Passe Temps

O Le Passe Temps é, digamos, um segredo mais bem guardado que o L'Ourson. Tem à frente um chefe coreano que trabalhou num restaurante francês em Seoul e que se formou no Instituto Bocuse, tendo passado por alguns restaurantes em França. Tal como o anterior, este restaurante consegue misturar ingredientes improváveis, mas que casam na perfeição. Entre o L'Ourson Qui Boit e o Le Passe Temps não sei qual deles leva a minha preferência.







O menu no Le Passe Temps é 5€ mais caro (ao almoço), mas para mim tem a vantagem de ficar a apenas algumas ruas da minha casa.
E desengane-se quem pense "Ah e tal aquilo são umas folhinhas de alface num prato...a nouvelle cuisine..." NÃO! Garanto que saímos de lá bem cheios e com imensa vontade de voltar.

Não sou crítica gastronómica e perdoem-me as fotos tiradas com o telemóvel, mas não podia deixar de partilhar dois dos melhores endereços gastronómicos de Lyon!


04 72 82 90 14
Le Passe Temps
52, rue Tronchet
69006 Lyon

17.11.14

Dia do prematuro

Hoje é dia do bebé prematuro. 

Quando há 3 meses percebi que a Eva ia nascer com pouco mais de 7 meses, pensei que iria dar à luz um ser pequenino, daqueles que nos fazem impressão só de olhar. Mas não foi assim. Desde logo ela foi brava: ao fim de umas horas já respirava sem ajuda e ao fim de alguns dias já não precisava de incubadora. Afinal, embora pesasse menos de 2 kg, não era assim tão pequena e aqueles olhinhos pretos que me fitaram à nascença mostravam muita curiosidade pelo mundo.

Não vou dizer que é fácil vir para casa sem o nosso filho. Ver o nosso bebé cheio de tubos e todo negro de tanto ser picado. Não é fácil não poder abraçá-lo, sentir o seu calor e o seu cheirinho, mas nunca, em momento algum, me passou pela cabeça que alguma coisa ia correr mal, que ela não iria sobreviver. Talvez todo esse positivismo nos tenha feito aguentar as suas 4 semanas de internamento com uma força que não sabíamos ter e sempre com um sorriso na cara porque, felizmente, a cada visita só a víamos melhorar e crescer. A Eva foi valente. Hoje está forte, esperta, cheia de vida e consegue derreter-nos a cada sorriso.

Porque é dia do prematuro, desejo que cada vez mais histórias possam ter um final feliz e que cada vez mais pais possam viver sem esse medo de perder os seus filhos nos primeiros dias de vida.