28.4.14

Lyon: nº1 em hotéis

Depois de Lyon ter entrado para o pódio das cidades mais visitadas em França, eis que foi agora considerada pelo site Trivago como a cidade francesa com a melhor qualidade hoteleira.

Se Lyon ainda não estava no vosso roteiro, comecem a pensar incluí-la!




Para lá e para cá

Desde que mudámos para França passámos a frequentar um pouco mais aviões e aeroportos. E quando se anda neste vai-vem, fazer as malas tem que ser mais prático e automático (mon mari é mestre nisto).

Entre as técnicas que adquiri através de um amigo cuja vida é viajar, foi a de fazer a mala em rolinhos. Muita gente usa esta técnica e funciona mesmo! Todos os recantos da mala são ocupados e ganhamos imenso espaço para mais coisas.

É mais ou menos assim:

Fonte
Outra coisa importante que comprei e que ajuda a ter tudo arrumadinho, foram estas bolsas do IKEA:
Foto IKEA
Óptimas para a roupa interior, acessórios, ou outras coisas que andem soltas pela mala. Para poupar espaço pode-se também guardar as meias dentro dos sapatos e os acessórios dentro das clutchs.

Depois há os frascos e frasquinhos com as miniaturas dos nossos produtos habituais e mais uma catrefada de bolsas que nos ajudam a ser mais organizados.

Eu não tenho propriamente um poder de síntese muito grande para estar a dar conselhos, mas garanto que com os rolinhos se consegue mesmo levar muito mais coisas!

Mais alguém com esta técnica ou outras infalíveis na hora de "meter o rossio na rua da betesga"? 

24.4.14

Cenas que eu gosto muito #2

Sou daquelas que adora uma espuma (para o banho, para a cara, enfim).

Quando me deram a conhecer a espuma de limpeza da L'Occitane, os meus olhos brilharam logo. No meu último aniversário, para minha felicidade, foi um dos presentes que recebi.

Como este frasquinho de 150 ml custa 20€, quando acabou pensei duas vezes antes de comprar outro (as recargas são um pouco mais baratas). Por isso parti em busca de um substituto e, mesmo sem ter lido qualquer opinião sobre a espuma da Caudalie, resolvi arriscar!

A verdade é que não me arrependo nada e estou bastante satisfeita com os resultados (e como reforço da compra vejo agora todas as bloggers portuguesas a falar bem deste produto). 

Outra vantagem é o facto da espuma da Caudalie custar, aqui em França, menos de metade da da L'Occitane. Como se escreve no instagram #ficaadica 


* Esta é a minha opinião sincera e não recebo nadinha por isso, OK? 

11.4.14

Vienne

Podia estar a falar da capital da Áustria, mas ainda não foi desta que lá fomos. Esta Vienne fica a pouco mais de 30 kms de Lyon e é uma cidade galo-romana classificada como ville d'art et d'histoire.

Banhada pelo Rhône, tal como Lyon, Vienne tem sinais de ocupação ali entre 3000 e 2500 a.C., mas as suas marcas mais profundas são, certamente, do período romano. Quem gosta de história dessa época vai adorar esta pequena cidade, pontuada por uma série de monumentos de herança romana.

Nós começámos a nossa visita pelo museu Gallo-romain de Saint-Romain-en-Gal. Este é um dos locais arqueológicos mais importantes da Europa onde se pode conhecer um pouco melhor o percurso da ocupação romana nesta região. Desde utensílios, ruínas ou maquetes, podemos embarcar numa viagem no tempo e imaginar como vivam as pessoas naquela época. E eles já eram bem à frente do seu tempo! Fiquei a saber que o povo romano já usava um sistema próprio de canalização e adoravam uma boa sauna!


Seguimos viagem em busca do Théâtre antique, que foi construído no séc. I d.C. É um dos maiores do mundo com capacidade para 10.000 pessoas! Mas estava fechado. Continuámos então o percurso a pé pela cidade, cujo chão está cheio de marcas que nos guiam até aos monumentos mais importantes.

A próxima paragem foi no Temple Auguste et Livie. Este monumento, que ao longo dos séculos teve diferentes funções, encontra-se incrivelmente bem conservado e fica em pleno centro da cidade.



Mas não desistimos de ver o Théâtre antique. Melhor do que vê-lo a partir de baixo (na verdade eu já tinha o visto no concerto de Smashing Pumpkins), reparámos que lá no alto havia um miradouro. Com o pôr-do-sol a aproximar-se, foi o local perfeito para terminar o nosso passeio.




O Rhône está para Lyon como o nosso Tejo para Lisboa, mas Vienne também tem o privilégio de ser atravessada por este belo rio, que tão importante foi através dos tempos e que tão bem enquadra a paisagem.  


8.4.14

Lyon no TOP 3 das cidades francesas mais visitadas pelos estrangeiros

Já se sabe que nenhuma cidade francesa bate Paris no que toca a visitas, mas este ano Lyon entra para o TOP 3 das preferências dos turistas internacionais. 

Estes dados são do TripAdvisor e colocam Lyon no pódio das cidades francesas mais visitadas, a seguir a Paris e Nice. Boas notícias para o turismo lionês!

Catedral Saint Jean

Margens do Rhône

Margens do Rhône

Praça Bellecour

Parque Tête D'Or