28.11.13

Dias não são dias

Às vezes tenho só que ficar ali, em silêncio, a aparar o embate de um dia que lhe foi duro. Porque é difícil chegar sempre com um sorriso quando os dias se desenrolam a este ritmo e intensidade.
Há os dias perfeitos, muitos. Noutros, qualquer pigarrear incomoda, os pontos de vista divergem, detalhes habituais ganham novas dimensões. Nestes dias recuo, tento passar despercebida (o que é muito difícil, eu sei). 
Estes dias, poucos, felizmente, também fazem parte desta parceria a que chamamos Amor. Porque isto é "até ao infinito e mais além".

"Temos os nossos dias, eu ralho, tu ralhas, nós ralhamos. Não poderia ser de outra forma. Conversamos sobre tudo, conversamos, falamos e criticamos quando temos de criticar. Sabemos que a auto-crítica, é uma demonstração de confiança e confiamos no nosso Amor. Orgulhamo-nos disso, rimo-nos, comovemo-nos, brincamos e vivemos. Juntos, tudo faz muito mais sentido."

23.11.13

"O Ronaldo é muito irritante"

O que eu adorei este texto:

"O Ronaldo é muito irritante. O modo como corre mais do que os outros irrita todos os que ficam para trás. O modo como festeja, à matador, irrita os que, estocados, jazem por terra. O modo como olha, de viés, os repórteres que lhe fazem sempre perguntas previsíveis e imbecis, irrita. O modo como se exibe, escultural e em cuecas, em anúncios de roupa interior, irrita tudo o que é balofo. O modo como se penteia irrita os carecas. O modo como é diferente irrita.

Ninguém faz nada de diferente sem irritar muita gente. Ronaldo não imita ninguém. Não imita Maradonas nem Pelés nem Cruijffs. Ronaldo é Ronaldo. Ninguém joga como ele joga; nem ele joga como alguém alguma vez jogou. Isto é ser original. Único. Nunca ninguém teve este estilo. Nunca ninguém correu como ele. Nunca ninguém bateu os recordes que ele bate todos os dias.

statu quo bem pode gostar mais do imitador do Maradona. E o imitador do Maradona é um bom imitador de Maradona. É quase igual ao que imita. Às vezes nem se distingue. É como aquela banda que imita os Pink Floyd na perfeição. Mas o Maradona não imitou ninguém. Nem podia. Tinha o corpo que tinha e um talento maior do que o corpo que suplantou. Criou o modo de ser Maradona, que hoje o imitador do Maradona do Barcelona imita.
[...]

Os imitadores preocupam-se em agradar aos seus pares, os originais preocupam-se em desafiar as convenções.

[...]
A grande diferença entre o Ronaldo e o imitador do Maradona é que não haverá nunca jogadores a imitar o Messi porque na verdade estão a imitar o Maradona. Mas há-de haver muito jogador de futebol a imitar o Ronaldo. É um estilo novo, atlético, animal que vai fazer escola. Só há no mundo mais dois desportistas com estas características: LeBron James no basquetebol e Nadal no ténis. Desportistas talentosos dedicados a melhorar os seus corpos, que entregam ao espectáculo, que entregam aos fãs. Comparados com estes, todos os outros são quase anões.
Não se consegue nada de diferente sem irritar muita gente. Mozart irritou o Salieri, Almada irritou o Dantas, Duchamp irritou toda a gente, Hemingway irritou o Faulkner, Steve Jobs irritou a IBM, o Pinto da Costa irritou Lisboa... Não há progresso, invenção, génio e glória sem irritação.
Que bom seria que Portugal fosse mais como o Ronaldo, mais diferente. Em vez de se esforçar por agradar, devia antes tentar irritar toda a gente."
Pedro Bidarra in Dinheiro Vivo

22.11.13

Loud Like Love



Placebo.

Ouvi-os pela primeira vez ao vivo na Antena 3 ("A primeira vez é sempre na 3"!). Estavam, então, a tocar no sudoeste 1998.
Gostei imediatamente daquele rock e dois anos depois vi-os ao vivo no mesmo sudoeste. Aos poucos tornaram-se numa das minhas bandas de eleição.

19 anos de carreira e 7 álbuns depois mantém-se fiéis à sua sonoridade e eu fiel à banda.

E é já este domingo que vou ter o prazer de os rever ao vivo para a apresentação deste novo Loud Like Love.

16.11.13

Fotografia

Gosto de fotografia. Não sei se tenho exactamente jeito para fotografar (leia-se, dominar a máquina) mas sei que tenho um bom olhar, caminho atenta a tudo, reparo nos detalhes das coisas. 

No sábado passado fiz o meu primeiro curso de fotografia: "Construir uma série fotográfica urbana". Foi muito interessante porque me fez juntar um pouco as peças que estavam soltas e perceber que quando se sai para fotografar tem que se ter um objectivo específico.

O resultado foram algumas destas fotos, num dia que foi do céu cinzento ao super azul e voltou ao cinzento.

(Nota: as fotos abaixo estão desordenadas e não formam uma série em si. Era apenas a forma mais prática de as apresentar aqui).








12.11.13

Educação francesa

Criança vai, pela mão do pai, na rua a brincar com um ramo de árvore.
Passa um senhor e, trásss, a criança dá-lhe com o ramo na perna.
Pai pára imediatamente com a cara mais furiosa que sabia fazer:
- "Se voltas a repetir um gesto desses faço engolir-te esse ramo, entendidos?"
Criança engole em seco e diz que sim.

É por estas e por outras que, salvo excepções, há poucas crianças aqui em França a fazer birras, a portar-se mal ou a incomodar os pais. Eles sabem onde é o lugar deles na família.

(Parêntesis para acrescentar a nota que mon mari me fez depois de ler o que escrevi atrás, e muito bem. Não tem a ver só com a questão da educação francesa ou de qualquer outro país, tem sim a ver com o tipo de educação que os pais dão).

11.11.13

O sonho comanda a vida

Era uma vez um carteiro. Um carteiro que tinha um sonho. Ele sonhou construir um palácio e assim o fez. Levou 33 anos a construir a sua obra e foi considerado um exemplo da arquitectura naif. 

Ferdinand Cheval foi fonte de inspiração para vários artistas surrealistas como Picasso ou André Breton.

Se teve pedras no seu caminho? Todos os sonhadores têm, mas ele utilizou-as como reais aliados para seguir em frente.

Mais informações em: http://www.facteurcheval.com/






Eles não sabem que o sonho
é uma constante da vida
tão concreta e definida
como outra coisa qualquer,
como esta pedra cinzenta
em que me sento e descanso
[...]
Eles não sabem, nem sonham,
que o sonho comanda a vida,
que sempre que um homem sonha
o mundo pula e avança [...]

António Gedeão

8.11.13

Eu sou como as crianças...

...e ele sabe disso. Vejo o mundo com espanto, gosto de surpresas, de doces coloridos e de caixas bonitas. 

Quando ele viaja fico contente quando volta. E quando ele volta com uma surpresa, por mais pequena que seja, os meus olhos brilham ainda mais. O que ele não sabe, é que não é o valor da surpresa que conta, mas o facto de ter pensado em mim quando estava longe. 

Porque afinal, a felicidade pode estar nos pequenos detalhes.




6.11.13

É mesmo assim

Viver fora do nosso país é esforçar-nos constantemente para estar integrados. Tentamos aprender a língua, acompanhar os hábitos, participar das conversas, mas por mais que nos esforcemos soamos sempre como estrangeiros e há hábitos que não são os nossos, conversas que nos passam ao lado e palavras que teimam em não sair.

Acho que se pudesse escolher um super poder seria o de conseguir falar e perceber todas as línguas do mundo!

via