16.12.12

Lyon e os cafés #2

Com o tempo frio que tem feito por aqui, sabe bem achar lugares agradáveis e acolhedores para passar umas horas, em boa companhia. Assim, esta semana foi a vez de descobrir o Snob, um salão de chá na Rue de la Charité. 

Os chás disponíveis são uma mistura de aromas e cheiros, e os bolos, bem, uns melhores que outros. As porcelanas onde tudo é servido são delicadas e, algumas, com um toque de magia...
O espaço é um pouco intimidante, como todas as casas de chá, já que à nossa volta encontramos velhotas a conversar baixinho e a tomar chá delicadamente, mas é um local curioso, por ser diferente. Encontramos também uma mãe com o seu filho, de cerca de 3 anos, super bem comportado a fazer-lhe companhia como se de um adulto se tratasse e é adorável quando diz "Maman". 
Quanto ao Snob, bom, faz jus ao nome:




10.12.12

Fête des Lumières 2012

Quando vim para Lyon uma das primeiras coisas sobre as quais me falaram foi sobre a Fête des Lumières (Festa das Luzes). Realiza-se todos os anos no início de Dezembro, atrai milhares (milhões, diz-se) de turistas e é incrível. Há edifícios históricos iluminados, há projecções de video mapping, há instalações artísticas...

Os habitantes locais diziam ser impossível circular ou sair à rua nestes dias, mas nada como ver para crer e como é que eu poderia perder a minha primeira Fête des Lumières em Lyon?

Posso garantir que algumas projecções são mesmo espectaculares, sobretudo as de video mapping e que sim, na noite de sábado não se consegue circular na rua, nem a pé, tal é a enchente de pessoas. Aqui ficam algumas coisas que os meus olhos conseguiram ver:








3.12.12

A neve

Este poderia ter sido um domingo normal, como tantos outros, não tivesse sido acordada por uma pessoa a correr a casa inteira a dizer "anda ver, anda ver rápido!". O que eu tinha que ir ver depressa era a neve. 
Na verdade eu já vi neve (quem de nós nunca esteve na Serra da Estrela?), mas nunca tinha visto nevar e à primeira neve parecemos de novo crianças: os olhos brilham, os sorrisos abrem-se...e as máquinas fotográficas ligam-se. Foi o entusiasmo total!